Botanica
NADILA MADRESSA MAGALHÃES MINEIRO RA: 8429860148
PALOMA VILELA ARAUJO SANTOS RA: 9902006332
ROMUALDO NUNES CAVALHEIRO FILHO RA: 8406128012
WILLIAM SANTANA DALA ROSA RA: 8058775766
RELATORIO DE BOTÂNICA
TECIDOS
RONDONÓPOLIS – MT
05-11-2014
INTRODUÇÃO
Tecidos Meristemáticos são os tecidos responsáveis pelo crescimento dos vegetais. Sua principal característica é a habilidade de dividir suas células por mitose. A partir dos tecidos meristemáticos são formados os tecidos adultos da planta. As células do tecido meristemático são pequenas, possuem um núcleo centralizado, a parede celular é bem delgada, e os vacúolos são pequenos, algumas vezes até ausentes e ficam espalhados pelo citoplasma. Os tecidos meristemáticos estão classificados em primários e secundários. Os primários são formados a partir das células embrionárias. Estão localizados nas gemas apicais e laterais do caule e da raiz, formando os pontos vegetativos. E o secundário são formados a partir de células diferenciadas parcialmente. São os tecidos envolvidos no crescimento secundário do vegetal, ou seja, crescimento em espessura. Os meristemas laterais promovem o crescimento pelo aumento de tecidos vasculares do meristema primário.
OBJETIVO
Identificar no microscópico óptico o Procâmbio, Coifa e Meristema Apical.
MATERIAIS E METODOS
Raiz de Cebolinha Verde
Pipeta de Pasteur
Água destilada
Pinça de metal
Microscópico óptico
Lamina
Lamínula
Lamina de corte
Retirar um fragmento da raiz com o auxílio da lamina de corte, com a pinça pegue esse fragmento e coloque sobre a lamina, pingue uma gota de agua destilada e cubra com a lamínula. Coloque no microscópico óptico para observação.
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
Concluímos que na parte do meio mais escura é o Procâmbio , a coifa que está bem na ponta da raiz e o Meristema apical que está entre o procambio e a coifa. O Procambio é a camada do meristema, o meristema apical é responsável pelo crescimento e a