Botanica
CANELA-DA-CHINA
Cinnamomi córtex
CANELA-DA-CHINA
Cinnamomi córtex
Cinnamomum cassia (L.) J. Presl - LAURACEAE
A droga vegetal corresponde à casca seca contendo no mínimo 1,0% de óleo volátil, constituído por 70,0% a 90,0% de trans-cinamaldeído.
SINONÍMIA CIENTÍFICA
Cinnamomum aromaticum Nees.
CARACTERÍSTICAS
Características organolépticas. Possui odor aromático característico e seu sabor é menos doce, levemente mucilaginoso e menos aromático que o da canela-do-ceilão.
DESCRIÇÃO MACROSCÓPICA
A droga apresenta a casca na forma de fragmentos com 3,0 cm a 7,0 cm de comprimento, 1,0 cm a 2,0 cm de largura e 1,0 mm a 2,0 mm de espessura. A superfície externa, correspondente aos restos do súber, possui coloração parda, castanha ou acinzentada, com manchas ou estrias e lenticelas; a textura é rugosa e não áspera.
A superfície interna, correspondente à região do floema, possui coloração castanho-clara a castanha e textura lisa e homogênea.
DESCRIÇÃO MICROSCÓPICA
A casca possui tecidos de origem primária, principalmente tecido cortical, e tecidos secundários, derivados do câmbio vascular e felogênio. O felogênio se diferencia superficialmente, e suas células são alongadas tangencialmente, são vacuoladas e contém compostos fenólicos. O felema, em sua porção mais interna, apresenta células de paredes suberizadas, sendo as periclinais externas espessas. Externamente ao felema recém formado são observadas duas a três camadas de ritidoma em escamação. Lenticelas são comuns. Internamente ao felogênio predomina tecido parenquimático, onde ocorrem células pétreas, as quais podem ocorrer isoladas ou agrupadas, podendo apresentar espessamento parietal desigual. A porção média do tecido cortical primário é composta por parênquima com espaços intercelulares esquizógenos e acúmulo de material mucilaginoso em alguns destes espaços.