Botanica 1
a) Ecossistema existente na região Nordeste. Ocupa os estados da BA, CE, PI, PE, RN, PB, SE, AL, MA e MG. Mesmo localizado em área de clima semi-árido, é rico em variedade de paisagens, possui também endemismo. É dominada por formações vegetais secas, compondo uma paisagem cálida espinhosa, arbustos e árvores de baixo a médio porte. Possui também certa diversidade em sua fauna. Levantamentos recentes revelam existência de 40 espécies de lagartos, sete espécies de anfibenídeos (lagartos sem pés), 45 espécies de serpentes, quatro de quelônios, uma de crocodylla, 44 anfíbios anuros e uma de aymnophiona.
b) Na vegetação predomina um misto de pequenas árvores, arbustos decíduos (que perdem as folhas), geralmente com espinhos ou acúleos e/ou de cactáceas e bromélias.
2.
a) São organismos eucariontes e não realizam fotossíntese, sendo portanto, heterotróficos. Variam de unicelulares a pluricelulares. Podem produzir estruturas responsáveis pela formação dos esporos sexuados.
b) A parede celular é composta, principalmente de polissacarideos tais como: celulose, quitina, etc. O principal produto de reserva é o glicogênio. O citoplasma possui um mais núcleos envoltos por dupla membrana e várias organelas, como: mitocôndrias, vacúolos, retículo endoplastmático, ribossomos, microtúbulos, glóbulos de lipídios e também cristais.
3. Vacúolo - Os vacúolos possuem um importante papel na expansão celular e na manutenção e rigidez do tecido. Muitos vacúolos estão envolvidos na quebra de macromoléculas e na reciclagem desses componentes no interior da célula.
Plastídios - Apresentam diferentes papéis fisiológicos na planta e são classificados, em parte, com base no tipo de pigmento portado. São organelas celulares relacionadas a fotossíntese e de armazenamento. Leucoplastos, cloroplastos e cromoplastos são tipos de plastídios.
Plasmodesmas - São finíssimas