Botânica 1-Sistema Dérmico
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
BOTÂNICA I
3 principais sistemas de tecidos:
•Tecido dérmico
(derme e periderme): superfície de todos os órgãos
•Tecido fundamental
(parênquima, colênquima e esclerênquima): córtex, medula, mesofilo
•Tecido vascular
(xilema e floema)
A EPIDERME
Tem sua origem nos meristemas apicais (protoderme)
Constitui o sistema de revestimento de folhas, partes florais, frutos e sementes, e também caules e raízes, até que estes apresentem um crescimento secundário considerável. Geralmente, uniestratificada com células vivas, achatadas, perfeitamente justapostas, apresentam vacúolo, núcleo, citoplasma periférico e ausência de cloroplastos. É o tecido mais externo dos órgãos vegetais em estrutura primária, sendo substituída pela periderme em órgãos com crescimento secundário. Por estar em contato direto com o ambiente, fica sujeita a modificações estruturais.
Vista frontal da epiderme abaxial de folha
(tricoma glandular)
Cutícula (cutina e cera) aumenta a impermeabilidade e resistência. A cera é responsável pelo aspecto brilhante, esbranquiçado ou azulado na superfície de algumas folhas e frutos.
Hipoderme – uma ou mais camadas encontradas abaixo (parênquima cortical) da epiderme e também tem função de proteção.
Seção transversal de caule (epiderme com cutícula)
ESTRUTURAS ANEXAS DA EPIDERME
Estômatos
Pelos
Acúleos
Escamas
Estômatos
Constituído por duas células-guardas (oclusivas, estomáticas), reniformes, clorofiladas, que deixam entre si um espaço denominado fenda estomática
Estas células abrem e fecham dependendo das variações de turgescência, permitindo trocas gasosas entre a planta e o meio e o controle da saída de água
São abundantes nas folhas e comuns nos caules jovens
Estômatos
Aparato estomático:
• duas células na forma de rim
(células-guarda)
• células