bosssssta
1419 palavras
6 páginas
Estudo de casoEstudo de caso 1:
Estudo de caso 2:
Estudo de caso 3:
| João - Ajudando a superar a discalculia |
| Tomás - Deficiências simultâneas |
| Bairro de Hounslow |
Estudo de caso 1: Ajudando o João a superar a discalculia
Esse estudo de caso fala sobre João, um aluno de 6 anos e 10 meses. O João era o melhor aluno na aula de inglês. Entretanto, a escola sentia que ele tinha dificuldades muito sérias com a matemática e sugeriu que ele mudasse para uma escola para crianças com necessidades especiais. João era um aluno muito aplicado, nunca apresentou comportamento difícil ou fazia bagunça. Ele tinha muitos amigos na escola. Os pais dele achavam que seria muito difícil para ele adaptar-se em uma nova escola e preferiam que ele continuasse na mesma escola. Os pais estavam dispostos a oferecer a ajuda extra para que João pudesse acompanhar seus colegas na aula de matemática. Ele estava fazendo terapia ocupacional para tratar a dispraxia e já tinha feito fonoaudiologia.
João já fazia aulas particulares de matemática e, quando foi avaliado pela primeira vez, ele conseguia contar até 25 sem dificuldade, mas se confundia quando contava números maiores. Ele conseguia contar de 10 até 0 em ordem decrescente. Ele reconhecia os números no dado até seis, reconhecia a moeda de um centavo e moedas de dez centavos. Ele não sabia somar 8 + 1.
Pontuação da avaliação WISC-IV de João:
Testes da escala de compreensão verbal:
Semelhanças
Vocabulário
Compreensão
Idade 6 anos e 4 meses
Percentual de classificação
95
91
75
As pontuações totalizaram a classificação de compreensão verbal de 121, o 92o lugar na classificação percentual. Isso significa que em um grupo de 100 crianças, a classificação verbal de João era superior a 91 crianças do grupo.
Embora o teste não seja precisamente científico, a pontuação indicava que João tinha habilidade verbal muito elevada. A pontuação verbal também seria um