Borbolatas
396 palavras
2 páginas
Nomes: Cayo, Elvis, Bruna, Joice, Jessica. (*>*) Serie: 2° 1
Professor:
Capa
Trabalho de biologia
Animais pesquisados
* Borboleta 88 (dlaethria.clynena) * Morcego (desmodus.rotundus)
Borboleta 88
Nome Científico: Diaethria clymena
Família: Nymphalidae
Ordem: Lepidoptera
Distribuição: Na costa brasileira onde a Mata Atlântica ainda é preservada e no cerrado (maior bioma do País, que abrange oito estados (Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Distrito Federal).
Habitat: Áreas de cerrado e mata atlântica.
Alimentação: Os de frutos que geralmente caem das árvores.
Reprodução: Para se alimentar, a fêmea põe ovos isolados na planta-alimento. Ao completar seu ciclo nesta superfície, se transforma em crisálida (estágio intermediário entre a fase lagarta e borboleta; o mesmo de ninfa).
O desenho de suas asas responde ao seu nome popular, borboleta 88. Este número está "impresso" em sua silhueta, como se alguém o tivesse escrito.
Com média de 6 centímetros de envergadura, pode-se considerá-la de porte pequeno. Costuma voar em locais abertos e bem iluminados.
Infelizmente, em função da destruição de seu habitat natural (leia-se sobretudo a mata atlântica), sua frequência vem diminuindo sensivelmente na natureza
Morcego-Vampiro
Esta Subfamília inclui os verdadeiros morcegos vampiros. Estes morcegos possuem apêndice nasal rudimentar, em forma discóide. A cauda encontra-se ausente. Para caminhar, pular, escalar, adotam a posição quadrúpede, com o auxílio dos polegares longos e largos, providos de calosidades. Os morcegos desta Subfamília sofreram algumas adaptações que lhes permitiram alimentar-se de sangue: caninos modificados para cortar a pele; incisivos superiores longos e cortantes que permitem abrir a ferida, de forma indolor; redução do tamanho dos dentes molares e premolares; presença de substância anticoagulante na saliva; língua sulcada que