boob marlei

616 palavras 3 páginas
Booker, africana que vivia na Jamaica. Seu pai, Norval Marley, era um capitão do exército britânico. No final dos anos 50, Robert e sua mãe mudaram-se para Kingston, capital daquele país. Era a cidade à qual os habitantes das zonas rurais se dirigiam a fim de obter melhores condições de vida, e, como acontecia à maioria das famílias rurais, seu destino foi um bairro miserável. A religião Rastafári teve grande influência na vida de Bob Marley, mistura de profecias bíblicas, filosofia naturista e nacionalismo negro.

Em 1930, Ras Tafari Makkonen foi coroado imperador da Etiópia e, assim, passou a chamar-se Hailè Selassiè. Segundo uma velha profecia, este rei libertaria a raça negra do domínio branco. Muitos jamaicanos que acreditavam na profecia o elegeram como representante de sua nova religião. Foi neste ambiente que bobo Marley conheceu Neville O’Riley Livingstone (Bunny) e Peter McIntosh. Começaram a tocar juntos, influenciados pela música de Ray Charles, Fats Domino, Brook Benton e Curtis Mayfield. Em 1963, formaram um grupo chamado “Wailing Wailers”, lançando uma música que chegaria ao topo das paradas jamaicanas. Marley tornou-se um dos primeiros a escrever sobre jovens delinqüentes do gueto de Kingston.

Em 1966, Marley casou-se com Rita Anderson e foi viver com sua mãe, a esta altura casada novamente e morando nos Estados Unidos, durante alguns meses. De volta à Jamaica, a crença na religião Rastafári havia crescido e isso estava refletido em suas canções. Com seus amigos, Peter e Bunny, criam um novo grupo chamado “The Wailers”.

No início dos anos 70, o grupo de Marley começou a trabalhar com um produtor chamado Lee Perry, que revolucionou seu trabalho, obtendo como resultado algumas de suas maiores obras como “Soul Rebel”, “Small Axe”, “400 Years”, etc. Em 1972, o “The wailers” grava seu primeiro álbum, “Catch a Fire”, que obteve grande sucesso e o levou a realizar um giro pela Inglaterra e USA. Em 1973, foi lançado seu novo disco, “Burning”, com

Relacionados