BONSAI
O estilo Hokidashi
Hokidashi - vassoura
Este estilo é uma forma variante do estilo Chokkan por várias razões. Entre elas encontramos o tronco perfeitamente reto, o que é necessário para formação do estilo, a posição da copa se dá com o alinhamento vertical do tronco, ou seja, o ápice da planta deverá estar alinhado com a base do tronco, a distribuição dos três ramos principais é o mesmo do estilo Chokkan. Isto significa que:
● A primeira parte é para a direita ou esquerda.
● O segundo vai em oposição ao primeiro, mas gira ligeiramente para o lado ou para trás para dar profundidade.
● O terceiro é posicionado para trás.
● A distribuição dos demais galhos é feita de forma sucessiva aos primeiros diminuindo o comprimento final dos mesmos até o ápice, ou seja, ao olharmos a planta de cima e uma linha imaginária passando pelas pontas dos ramos do primeiro ao último galho obteremos uma espiral.
A outra forma utilizada para a formação do estilo hokidashi é através da distribuição de ramos partindo diretamente do tronco, sendo que os ramos devem partir quase ao mesmo nível um do outro.
Nesta segunda forma, não há continuidade do tronco, de modo que os ramos movem-se para cima e para fora formando a copa.
Por fim, o nebari deve necessariamente ter um formato estrelado, ou seja, as raízes devem partir em todas as direções formando um desenho de estrela quando visto de cima.
Formação de um Hokidashi
Como o tronco deve ser necessariamente reto, deve ser trabalhada de uma muda preparada desde o início, sendo assim a melhor solução para formar um Hokidashi será a partir da semente. Porém existe a possibilidade de encontrarmos uma muda de viveiro ou um bom yamadori com todas essas qualidades, mas a tarefa não será necessariamente fácil.
Mudas do primeiro ano
● Plante as sementes com a ponta para baixo, para que a raiz principal nasça bem na vertical.
● Cubra as sementes de cerca de 1 cm mistura.
● Depois germinadas aguarde até que