Bons trabalhos
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
ADONES CHAVES SOUSA - RA: / adoneschaves@hotmail.com
GISELE PIMENTA FERREIRA – RA: 240312
MARIA LUCIA – RA: 268009
NAIARA – RA: 268033 A LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
A história da educação brasileira começa em 1500 com a chegada dos portugueses; os indios que aqui viviam eram instruidos pelos pajés ou por um adulto da mesma aldeia. Em 1549 inicia uma nova educaçao comhecida como (alfabetização pela fé) instruida pelos Jesuitas que vinheram com uma missão civilizatoria para converter os indios a fé católica. As aulas eram dadas nas casas do menisnos em casinhas de taipa. Porem catequisar os indios, não era tao simples como se imaginava os inidios começaram à esconder seus filhos nas matas, entre outros problemas. Com o passar do tempo a coroa Portuguesa começa a perceber que a educação jesuita é baseda apenas na religião e custa muito caro. Assim surgem novas mudanças consideradas comu rupturas, que levam a educação ser aberta para brancos e algumas das elites coloniais e até mesmo para os indios dependendo do seu interesse; ao longo do desenvolvimento deste artigo iremos perceber que o estado teve bastante influência na história da educação.
A pedagogia dos Jesuitas é consolidada, apesar da tentativa de melhoria por parte do estado ainda eram encontrados problemas nas escolas como a falta de professores.
Como já dito os marcos historicos ou rupturas são bastantes importantes, e em 1579 inicia a exulsao dos Jesuitas, comandada por Marques de Pombal que pensava em implantar um governo absolutista acabando de vez com os interesses jesuiticos. Desta ves o estado cuida diretamente da educaçao os professores concursados eram pagos pelo governo. Quem pasticipava desta educaçao eram os filhos dos nobres, mesmo com tantas mudanças o Brasil não conseguiu chegar aos 100 % pois os ensinos superiores tinham que ser feitos fora do país o que limitava a formaçao de muitos. Um ponto impotante era