Bombril
Agressvidade da rivalidade entre competidores, afeta o resultado de todo um segmento. Dependendo do número de empresas competindo, a rentabilidade do segmento pode simplesmente desaparecer. Os custos fixos, no entanto, não desaparecem forçando a empresa a contratar mais capacidade para aumentar as vendas e assim recompor sua rentabilidade através do volume de vendas. Em ambientes altamente de mercado competitivos, os produtos são muito parecidos forçando a decisão de compra por preço. A única forma de se deslocar da concorrência é buscar o reconhecimento da marca que pode fazer a diferença no ato da compra.
Bombril para combater a Assolam, que pegou boa parte da participação do mercado da Bombril, iniciou uma campanha utilizando personalidades inimitáveis como Pelé. Para ganhar mercado da concorrente, a Bombril não promoveu um combate direto, trabalhou com fornecedores de matéria prima até conseguir comprá-los e estabelecer seu preço no mercado.
Novos entrantes - Quanto maior a competitividade maior será a barreira de entrada uma vez que a rentabilidade do mercado torna-se cada vez menor. Não há incentivos para os investidores em entrarem em determinados seguimentos. Outros fatores também devem ser considerados como patentes, empresas com custo fixo muito alto ou marcas que foram tão bem construídas que tornam quase impossível a entrada de novos produtos.
Outros fatores que determinam barreiras para novos “players” num determinado mercado:
Economias de escala - Quantidade de insumos utilizados por unidades de produto pode significar um alto poder de barganha na compra de matéria prima. A redução geral dos custos somada à capacidade de sitribuição destas empresas quase que inviabilizam a entrada de novos players no mercado.
Diferenciação - possui três naturezas:
Portfólio de produtos e serviços: quanto mais bem arquitetado o portfólio, melhor será a percepção do cliente que determinada marca atende