bombas rolamentos e redutores
TÉCNICO EM MECÂNICA
Mauricio Moreira França
BOMBAS HIDRÁULICAS, ROLAMENTOS E REDUTORES DE VELOCIDADE
Vespasiano
Maio de 2014
SUMÁRIO
1. BOMBA HIDRÁULICA
Uma bomba hidráulica é um dispositivo que adiciona energia aos líquidos, tomando energia mecânica de um eixo, de uma haste ou de um outro fluido: ar comprimido e vapor são os mais usuais. As formas de transmissão de energia podem ser: aumento de pressão, aumento de velocidade ou aumento de elevação – ou qualquer combinação destas formas de energia. Como consequência, facilita-se o movimento do líquido.1 É geralmente aceito que o líquido possa ser uma mistura de líquidos e sólidos, nas quais a fase líquida prepondera.
Outras máquinas destinadas a adicionar energia aos fluidos na forma de vapor e gases só são chamadas de bombas apenas eventualmente. Como exemplos, há a bomba de vácuo, destinada a esgotar ar e gases, e a bomba de ar, destinada a encher pneumáticos, bolas de futebol, brinquedos e botes infláveis, etc. As máquinas que se destinam a manusear ar, gases ou vapores são normalmente chamadas pelos técnicos de ventiladores ou ventoinhas, sopradores ou compressores.
1.1 Tipos de bombas:
Classificamos as bombas em dois principais grupos: bombas de deslocamento positivo e bombas cinéticas. Seus nomes descrevem o método para mover o fluido.
1.1.1 Bombas de deslocamento positivo:
Bomba manual de água, de deslocamento positivo, alternativa, instalada em Košice-Tahanovce, Eslováquia.
Uma bomba de deslocamento positivo faz o fluido se mover isolando um volume determinado deste e aplicando força (deslocando) aquele volume isolado para o bocal de descarga. Estas bombas também são conhecidas como bombas volumétricas. Uma bomba de deslocamento positivo pode ser classificada como:
1.1.2 Bomba alternativa, ou bomba rotativa
Uma bomba de anel líquido - este tipo é mais usado para produzir vácuo ou