Bombas hidráulicas
Técnico em Mecânica
BOMBAS HIDRÁULICAS
Sistemas Hidráulicos
Nomes: Bruno Luan Turma: 5SMNB Lucas Costa de Azevedo Thiago Michel
OBJETIVO
Este documento tem por objetivo, mostrar os principais tipo de bombas hidráulicas e suas finalidades, assim podendo mostrar de forma objetiva e clara características e propriedades dessas bombas, e qual a sua função em um circuito hidráulico.
INTRODUÇÃO
Máquinas Hidráulicas Operatrizes são máquinas que recebem energia potencial, e transformam parte desta potência em energia cinética (movimento) e energia de pressão (força), cedendo estas duas energias ao fluído bombeado, de forma a recirculá-lo ou transportá-lo de um ponto a outro.
Portanto, o uso de bombas hidráulicas ocorre sempre que há a necessidade de aumentar-se a pressão de trabalho de uma substância líquida contida em um sistema, a velocidade de escoamento, ou ambas.
BOMBAS HIDRÁULICAS
As bombas hidráulicas são dispositivos mecânicos concebidos para mover os líquidos com pressão suficiente para transmitir a energia no corpo de fluido. Esta é uma forma bastante técnica de dizer que uma bomba hidráulica bombeia um fluido, tipicamente um óleo de baixa viscosidade, com força suficiente de modo que possa ser usado para desempenhar um trabalho.
Existem vários tipos de bombas hidráulicas de uso geral, a maioria dos quais com estreita tolerância de mecanismos rotativos que operam em velocidades baixas comparativamente. Estes incluem bombas de engrenagens, bombas de parafuso, e bombas de deslocamento fixo de palhetas. Bombas radiais ou bombas axiais, bem como bombas de pistão também são os tipos mais usados de bombas hidráulicas.
Os sistemas hidráulicos utilizam fluido comprimido para realizar um trabalho. O fluido utilizado é normalmente um óleo bastante fino, de um grau especial, que é bombeado para dentro do sistema com a finalidade de produzir pressão por vários tipos de bombas hidráulicas. Estas bombas têm, geralmente, os mecanismos