Bombas Hidraulicas
1. Filtros
As partículas micrônicas, cujas dimensões variam de 1 a 5 microns, têm efeitos degradantes que provocam falhas no sistema hidráulico, em muitos casos, para a aceleração do processo de deterioração do óleo. Por esta razão, para se manter o fluido limpo em um sistema, utilizam-se dispositivos com filtros, peneiras, plugues, etc.
O filtro é um dispositivo que tem a função de reter, por meio de material poroso (elemento filtrante), os contaminadores insolúveis de um fluido.
2. Escotilha para manutenção
São tampas de fácil remoção, geralmente localizadas na lateral do reservatório e que permitem a manutenção e limpeza do tanque.
3. Tubo de aspiração com filtro
Tubo localizado no interior do reservatório para a alimentação do sistema. Este tubo deve conter um filtro de tela para evitar a contaminação do sistema.
4. Parafuso de drenagem
O parafuso de drenagem ou plug de dreno, possibilita a drenagem do fluido para foro do reservatório, pelo seu formato.
5. Visor do controle de nível
São usados para facilitar as verificações do nível do fluido
6. Tubo de retorno
Transmite retorno do fluido do sistema hidráulico para o reservatório. Deve conter um filtro para evitar a contaminação.
7. Chicana
A chicana ou placa de separação controla a direção do fluxo no tanque através da separação da linha de entrada da linha de retorno, evitando assim, a recirculação contínua do mesmo fluido. A chicana deve ter uma altura de 2/3 do nível do fluido.
8. Bomba
As bombas são classificadas basicamente em cinco tipos, hidrodinâmicas e hidrostáticas, engrenagens, palhetas e pistões.
As bombas hidrodinâmicas, são bombas de deslocamento não-positivo usadas para transferir fluidos e cuja única resistência é a criada pelo peso do fluido e pelo atrito. Essas bombas raramente são usadas em sistemas hidráulicos, pois seu poder de deslocamento de fluido se reduz quando aumenta a resistência e também porque é possível bloquear completamente seu