bomba de sodio
A bomba de sódio é um mecanismo que se localiza na membrana plasmática de quase todas as células do corpo humano. É também comum em todo o mundo vivo. Para manter o potencial elétrico da célula, esta precisa de uma baixa concentração de íons de sódio e de uma elevada concentração de íons de potássio, dentro da célula. Fora das células existe uma alta concentração de sódio e uma baixa concentração de potássio, pois existe difusão destes componentes através de canais iônicos existentes na membrana celular. Para manter as concentrações ideais dos dois íons, a bomba de sódio bombeia sódio para fora da célula e potássio para dentro dela. Note-se que este transporte é realizado contra os gradientes de concentração destes dois íons, o que ocorre graças à energia liberada com a clivagem de ATP (transporte ativo).
Membrana Celular
MEMBRANA CELULAR
Toda membrana celular é composta por uma bicamada fosfolipídica, onde o fósforo fica no meio da bicamada, e o lipídio fica apontado para o meio externo e para o citoplasma.
A membrana plasmática ou celular separa o meio intracelular do extracelular, e é a principal responsável pelo controle de penetração e saída de substâncias da célula.
É responsável pela manutenção da cosntância do meio intracelular que é diferente do meio extracelular. Para que as células funcionem, cresçam e se multipliquem, é necessário que as substâncias adequadas sejam selecionadas e transferidas para dentro da célula, e as substâncias desnecessárias sejam impedidas de penetrar, ou então, eliminadas do citoplasma.
Graças a seus receptores específicos, a membrana tem a capacidadede reconhecer outras células e diversos tipos de moléculas, como por exemplo, hormônios.
A MP e as demais membranas celulares são constituídas principalmente de lipídeos, proteínas e hidratos de carbono, ligados aos lipídeos e proteínas.
Os lipídeos das membranas são moléculas longas com uma extremidade