Bomba carneiro
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
LABORATÓRIO DE FLUIDOMECÂNICOS
[pic]
Carneiro Hidráulico
Fernando Chiacchio Torquetti
02/10/2012 Objetivo
Este trabalho tem como objetivo explicar o princípio de funcionamento de um Carneiro Hidráulico. Também, demonstrar, através de equações matemáticas a perda de vazão e calcular os rendimentos volumétrico e hidráulico para este importante equipamento da engenharia.
Introdução
O carneiro hidráulico é um equipamento utilizado para elevar água a alturas limitadas, não consumindo nenhum tipo de fonte externa de energia a não ser a própria energia de posição da água disponível que se deseja elevar. O seu princípio de funcionamento se baseia em um fenômeno denominado Golpe de Ariete.
O Golpe de Ariete
Sob o nome de Golpe de Ariete é conhecido o conjunto de fenômenos que ocorrem nos condutos forçados quando, por meio de apropriados dispositivos de regulagem, variamos a vazão do escoamento da água ou qualquer outro líquido e, conseqüentemente, sua velocidade. Em tais circunstâncias, em virtude da transformação da energia cinética do fluido em energia potencial, ocorrem variações da pressão interna nos tubos, variações estas que se propagam velozmente ao longo do conduto, desde a válvula de controle até sua origem, de onde retornam. As leis que governam as variações da pressão e da vazão em condutos forçados transportando fluidos líquidos estão intimamente ligados às condições sob as quais se efetuam os escoamentos. Se o movimento for permanente, isto é, se a vazão, em qualquer seção transversal, permanecer constante com o tempo, pode aplicar-se ao estudo do escoamento o Teorema de Bernoulli. Porém, se o movimento não for permanente, ou seja, se a vazão, em cada seção transversal, variar com o tempo, a equação de Bernoulli não