Bomba atómica
Uma bomba atômica é um dispositivo que recebe uma grande quantidade de energia explosiva reações nucleares . Seu funcionamento baseia-se causa a reação nuclear em cadeia de controle. Ele está entre os chamados armas de destruição em massa e sua explosão produz uma nuvem em forma de cogumelo distintivo. A bomba atômica foi desenvolvido por Estados Unidos durante as Segunda Guerra Mundial, graças ao Projeto Manhattan , e é o único país que tem usado em combate (em 1945 contra as cidades japonesas de HYPERLINK "http://es.wikipedia.org/wiki/Bombardeos_at%C3%B3micos_sobre_Hiroshima_y_Nagasaki" \o "Bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki" Hiroshima e Nagasaki ).
DESENVOLVIMENTO
Bomba atômica é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear, por isso também é denominada de bomba nuclear. Ela tem um poder destrutivo imenso, para ter ideia dessa potência, basta citar que ela é capaz de destruir totalmente grandes cidades.
Na história há relatos de duas situações nas quais bombas atômicas foram utilizadas e causaram estragos irreversíveis. As bombas foram lançadas durante a Segunda Guerra Mundial, ambas pelos Estados Unidos contra o Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. O poder de destruição das bombas foi imenso, quase 200 mil foram mortos, iniciando, assim, a era nuclear.
Tudo começou quando Einstein, em 1939, admitiu que poderia ser viável a construção de uma bomba atômica. Já no início da década de 40 essa ideia começou a ser difundida, o que foi uma oportunidade para dezenas de cientistas europeus, fugindo do nazismo e do fascismo, encontrarem refúgio nos Estados Unidos. Um desses cientistas era o físico italiano Enrico Fermi que, em 1942, juntamente com sua equipe, produziu uma reação atômica em cadeia.
As teorias de Einstein começavam a entrar em prática, mas muitos já temiam o mais provável: que a bomba pudesse causar grandes estragos, pois era impossível determinar e controlar o impacto de uma explosão dessa natureza.
No ano de