Bolsa familia
Raimunda Nonata da Silva de Paula1
Elizabeth Marinho Gomes da Silva2
RESUMO
Em detrimento às análises e constatações dos benefícios que o programa Bolsa Família do Governo Federal proporciona as famílias carauarienses de baixa renda econômica, procuramos promover diálogos informativos com objetivo de conhecer a realidade das famílias, bem como repassar informações na qual pudesse contribuir com o planejamento financeiro correto para auxiliá-los no uso adequado dos recursos recebidos e empregá-los de forma correto e prioritário.
Algumas das famílias entrevistadas transparecem necessidades básicas de moradia, alimentação, higiene, saúde e odontologia. Isso acarreta diretamente ao bem estar físico e mental, uma vez que autoestima entra em conflitos com o padrão julgado correto pela sociedade.
Vale ressaltar a idoneidade dessas famílias sofridas que em sua maioria precisa de atenção e informação quanto a proceder correto de uma educação econômica familiar não importando qual seja o valor agregado ou disponibilizado.
PALAVRAS-CHAVE:
Educação Financeira, Bolsa Família, Planejamento Econômico.
INTRODUÇÃO
As famílias atendidas pelo Programa do Governo Federal, Bolsa Família fazem parte da classe baixa do município de Carauari. Essas classes tendem a serem pessoas de baixa escolaridade e poucas oportunidades e informações gerais.
Esse referido programa tem promovido renda aos desempregados e tem como objetivo trabalhar em parceria com a educação do município, no sentido da assiduidade dos alunos na escola, bem como promovendo o acompanhamento das crianças das famílias contempladas pelo programa ao atendimento básico de saúde (campanha de vacinação, combate à desnutrição infantil etc.). Desde a criação do programa tem-se notado que muitas famílias têm como renda principal ou única o benefício. Constata-se