Bolsa de valores
[pic]
1890-Fundação da Bolsa Livre, fechada em 1891 em decorrência da Política de Encilhamento.
1895-Fundação da Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo. As negociações de títulos públicos e ações eram registradas em enormes quadros negros de pedra.
1934-Mudança da Bolsa para o Palácio do Café, onde recebeu o nome de Bolsa Oficial de Valores de São Paulo. As negociações eram executadas em um balcão central em torno do qual se reunião os corretores.
1967 ▪ Surgimento das sociedades corretoras e do operador de pregão. A Bolsa passa a ser chamada de Bolsa de Valores de São Paulo - BOVESPA.
1970 ▪ Substituição dos boletos por cartões perfurados. Os negócios da BOVESPA passam a ser registrados eletronicamente.
1972 ▪ Implantação do pregão automatizado na BOVESPA. A Bolsa dissemina informações online e em tempo real. ▪ No final da década, a BOVESPA torna-se a pioneira no Brasil na introdução de operações de opções sobre ações.
1986 ▪ Início dos pregões da Bolsa Mercantil & de Futuros - BM&F e de sua Clearing de Derivativos.
1990 ▪ A BOVESPA inicia negociações no Sistema de Negociação Eletrônica - CATS, em paralelo ao pregão de viva voz.
1991 ▪ Celebração de acordo entre BM&F e Bolsa de Mercadorias de São Paulo (BMSP), tradicional Bolsa de Commodities fundada em 1917, com a denominação Bolsa de Mercadorias e Futuros.
1997 ▪ Implantação do Mega Bolsa da BOVESPA, plataforma tecnológica extremamente avançada de processamento de informações. ▪ Celebração de acordo entre BM&F e Bolsa Brasileira de Futuros (BBF), com o objetivo de consolidar-se como o principal centro de negociação de derivativos do MERCOSUL.
1999 ▪ Lançamento do Home Broker, possibilitando ao investidor transmitir suas ordens diretamente ao Mega Bolsa da BOVESPA. ▪ Lançamento do After Market, sessão noturna de negociação eletrônica.
2000 ▪ Implantação do GTS, plataforma eletrônica de negociação de