Boas práticas para evitar o desperdício de energia
Com uma utilização mais adequada da energia você diminuirá seus custos, permitindo maiores investimentos em outras áreas que mereçam mais atenção e qualificação. Seus equipamentos elétricos apresentarão ganho de performance e aumento de vida útil. Portanto economizar energia pode ser um bom negócio.
Aqui estão algumas recomendações para utilizar a energia de forma eficiente:
Iluminação
1. Use lâmpadas adequadas para cada tipo de ambiente; 2. Procure pintar os ambientes com cores claras, facilitando a iluminação, seja ela natural ou elétrica; 3. Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas ou tubulares, elas têm maior tempo de vida e consomem menos energia; 4. Aproveite ao máximo a luz natural; 5. Caso o estabelecimento possua um luminoso, ligue-o apenas à noite.
Condicionadores de Ar
1. Regule o termostato do aparelho para manter o ambiente com uma temperatura agradável; 2. Instale o ar condicionado em local em que a incidência dos raios solares seja mínima; 3. Limpe periodicamente o filtro do aparelho, substituindo-o quando necessário; 4. Utilize cortinas, persianas ou películas nos vidros caso os ambientes que possuam condicionadores de ar recebam grande quantidade de calor através dos raios solares; 5. Mantenha sempre portas e janelas fechadas ao ligar o equipamento.
Bebedouro
1. Esse equipamento gasta em média 15 a 30 KWh/mês. Procure eliminar vazamentos no registro de água que provocam desperdício de eletricidade.
Cafeteira
1. Esses equipamentos gastam pouco quando bem usados, mas se permanecem ligados por muito tempo, podem consumir muito mais do que deveriam.
Computador
1. Um conjunto formado por computador e impressora representa uma carga em torno de 200W, sendo, em geral, o monitor responsável por cerca de 80% deste valor. Em vista disso, uma medida bastante eficiente é desligar o monitor quando não