Boas práticas de Saúde bucal para ESF
1. Limpeza e organização do ambiente:
É de suma importância manter a limpeza e a organização do consultório conservando sempre o armário com material de consumo fechado, assim como, as bandejas e caixas metálicas contendo o instrumental odontológico evitando com isso a incidência de luz e poeira.
2. Recebimento dos Insumos:
Faz se necessário conferir no momento do recebimento a quantidade e a validade do material de consumo, além de anotar e notificar os entregadores sobre qualquer diferença ou irregularidade constatada, em duas vias na guia de requisição com o visto e data do entregador dando ciência sobre o fato.
3. Arrumação dos insumos:
Os medicamentos devem ser arrumados no armário identificando nome e validade na parte externa sem misturar lotes e validade diferentes.
Nunca colocar caixas de medicamentos no chão, ou encostados na parede evitando com isso, perda por exposição à umidade.
Observar para colocar à frente todos os medicamentos com data de expiração menor e na parte posterior os de validade maior.
Os correlatos como gaze, algodão e seringas também possuem validade, portanto, devemos observar para evitar perdas, além de armazená-los em local apropriado como armários fechados ou em prateleiras distante de parede e local úmido mantendo assim a integridade dos mesmos.
As resinas foto polimerizáveis assim como os adesivos dentinários e ataque ácido, devem ser armazenados dentro da geladeira de forma isolada sem contato com alimentos ou similares.
4. Execução do pedido de reposição:
Sempre preencher todos os campos solicitados na guia de requisição de material:
Identificação da Unidade - mês e ano - estoque anterior e quantidade solicitada para o próximo mês e assinatura com carimbo do profissional solicitante.
5. Lixo contaminado:
Todo material residual injetável ou contaminado deve ser condicionado em caixa apropriada (Coletor de material perfuro cortante) e saco