bnds- dani
BNDES: um banco de história e do futuro
BNDES: 60 anos impulsionando o desenvolvimento do Brasil
Em 2012, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) completou sessenta anos de atividade. Nesse momento especial, a instituição resgata sua memória e utiliza sua história como base de reflexão a respeito de sua atuação futura em prol do desenvolvimento do país.
Desde sua criação, em 1952, o BNDES tem sido um verdadeiro agente de transformação, financiando projetos e empreendimentos que impulsionaram o desenvolvimento do Brasil. Por isso, em certa medida, a história do BNDES se confunde com a história econômica do país.
Nos últimos anos, nossa economia se estabilizou, acumulou forças e robusteceu suas bases fiscais e cambiais para retomar uma trajetória sustentável de crescimento. Há, todavia, grandes desafios a enfrentar para que se possa deslanchar um grande ciclo de investimentos públicos e privados, capaz de elevar para perto de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) a taxa agregada de investimento da economia. Somente por meio da ascensão dos investimentos e da inovação será possível reduzir os desníveis regionais e sociais; melhorar a infraestrutura social e urbana; alavancar o avanço da indústria e sustentar firmes ganhos de produtividade para garantir a competitividade da economia nacional em um mundo de acirrada competição. Só por meio da inovação e do investimento será possível assegurar o aumento das exportações brasileiras, em especial de bens e serviços de alto valor agregado, e promover a sustentabilidade socioambiental. Só por meio de mais investimentos e de mais acesso ao crédito para micro e pequenas empresas será factível ampliar a inclusão social e produtiva, tornando consistente e irreversível o processo de redução da pobreza.
A presente publicação relata a trajetória do BNDES, com o apoio de depoimentos de empregados, ex-empregados, clientes e colaboradores