Blocos Economicos
MERCOSUL:
Objetivo: criar um mercado comum com livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos. Complementando esse objetivo maior busca-se a adoção de uma política externa comum, a coordenação de posições conjuntas em foros internacionais, a formulação conjunta de políticas macroeconômicas e setoriais, e, por fim, a harmonização das legislações nacionais, com vistas a uma maior integração.
Países membros: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela.
UNIÃO EUROPEIA:
Objetivo: Promover a unidade política e econômica da Europa; Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus; Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros; Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões; Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento; Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
Países membros: Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia.
NAFTA:
Objetivos: Garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros; Reduzir os custos comerciais entre os países membros; Ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade no cenário de globalização econômica; Aumentar as exportações de mercadorias e serviços entre os países membros;
Países membros: Estados Unidos, México e Canadá.
APEC:
Objetivos: é reduzir taxas e barreiras alfandegárias da região Pacífico-asiática, promovendo assim o desenvolvimento da economia da região. Além dos projetos relacionados à redução de tarifas de importação e exportação, os líderes propõem projetos também relacionados à sociedade, mas que, indiretamente, afetam a economia.
Países membros: Estados Unidos, Japão, China, Formosa, Coreia do Sul, Hong Kong, Cingapura, Malásia,