bloco padrao
A indústria de fundição é muito difundida e encontra–se entre as maiores do vertendo este no molde (caixa de areia), e permitindo que o metal fundido se solidifique como um fundido cuja forma é uma reprodução da cavidade do molde (caixa de areia). Este processo é realizado em fundições, que podem ser de materiais ferrosos e nãoferrosos. processo não se restringe só ao ferro. Ele pode ser empregado com os mais variados tipos de ligas metálicas, desde que elas representam as propriedades adequadas a esse processo, como por exemplo, temperatura de fusão e fluidez. mundo porque possibilita a produção peças complicadas. Exemplos: acessórios de tubulação, peças de um forno, bloco do motor de automóveis e aviões, pistões, anéis dos pistões, bases de máquina ferramenta, rodas, e eixos de manivela.
Preenchendo com metal líquido a cavidade de um molde - Fonte: Istivan, 2002
2.1 Vantagens da fundição
Sua principal vantagem é obter, de maneira econômica, peças de geometria complexa. As fundições podem ser de materiais ferrosos ou não-ferrosos. Produção de peças de paredes mais finas e tolerâncias dimensionais mais estreitas. Produz peças quase que acabadas. Utilização da mesma matriz para milhares de peças, sem variações significativas nas dimensões das peças produzidas. A foto 2 mostra um bloco de motor. Esta peça possui um formato complexo, propício para confecção através de processo de fundição.
Foto 2: Bloco forjado de um motor 6 Cilindros em “V” – Fonte: Leoni, 2006
2.2 Desvantagens da fundição
grandes volumes de produção
Os aços fundidos podem apresentar elevadas tensões residuais, microporosidade (conforme figura 1), zoneamento e variações de tamanho de grão. Tais fatores resultam em menor resistência e ductilidade, quando comparados aos aços obtidos por outros processos de fabricação como conformação a quente. Os equipamentos e os acessórios são relativamente caros, de