Blindagem eletrostática
Disciplina: Física Eletromagnetismo
Autor(es): André Magalhães Gonçalves e Charles Coelho.
Professor: Roberto Campos Frossard.
Título Experimento: Blindagem eletrostática (Celular fora de área)
Tipo do recurso: Experimento prático
Objetivo: Demonstrar o efeito pelicular ou "Skin Depth", relacionado à penetrabilidade de um material por uma onda eletromagnética
Descrição do recurso:
O experimento mostra que quando embrulhamos um aparelho celular em papel comum, este continua recebendo e fazendo chamadas. Entretanto, ao embrulhá-lo em uma folha de alumínio, percebemos que ele está sem sinal. O experimento demonstra que materiais que são bons condutores de eletricidade, como o alumínio, dificultam a passagem de ondas eletromagnéticas, ao contrário de materiais não condutores
Observação:
O principio de blindagem eletrostática, é que as cargas elétricas ao atingirem a superfície, elas se distribuem na superfície condutora, seja ela oca ou maciça.
Um exemplo cotidiano de blindagem eletrostática é o carro.
Em dias chuvosos é comum ouvir que é melhor esperar dentro do carro até que a chuva passe do que sair dele. A capota do carro age como a peneira de aço, impedindo que as cargas elétricas de eventuais raios passem para a parte interna do carro, ficando, então, em sua superfície.
Introdução
Neste experimento vamos investigar como se comporta o sinal de um telefone celular quando embrulhamos o aparelho em folhas de diferentes materiais.
Materiais:
- dois celulares.
- Uma Folha de papel alumínio.
- Uma folha de papel oficio.
Passo 1:
Embrulha-se o celular em uma folha de papel oficio e de outro aparelho celular liga-se para o aparelho celular embrulhado, o que aconteceu?
Telefone embrulhado na folha de papel.
Telefone embrulhado na folha de papel.
Observamos que o telefone funciona normalmente e escutamos ele tocar.
Passo 2: