blecautes
DE
FISICA
TEMA: Blecautes, e suas consequências, ocorridos no Brasil e no mundo.
BLECAUTES NO BRASIL:
Apagões podem ter diversas causas, tanto em relação à falta de geração de energia, quanto a falhas em sua transmissão. Em muitas ocasiões, como nos anos 1990, a população brasileira foi ameaçada com o risco de blecautes por causa da escassez de chuvas ou dos baixos investimentos na produção de energia elétrica.
1993: Os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo ficaram sem luz no dia 11 de março, devido à queda de duas linhas de transmissão entre Cachoeira Paulista (SP) e Adrianópolis (RJ).
1997: Um curto-circuito provocou a explosão de dois transformadores em Adrianópolis (RJ), no mês de janeiro. No mês seguinte, um dos nove transformadores da subestação explodiu novamente e provocou um incêndio que deixou dez municípios do Rio de Janeiro sem energia. De acordo com as notícias da época, o transformador que explodiu havia entrado em funcionamento quatro horas antes.
1997/1998: Os cariocas passaram pelo “verão do apagão” entre o fim de 1997 e o início de 1998 por conta da rede sobrecarregada da Light, concessionária responsável pela distribuição de energia no estado. Vários bairros ficaram por quatro horas sem luz no dia 20 de novembro de 1997. Segundo o que foi divulgado na época, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, ocorreram sucessivos cortes de energia.
1998 - Outro apagão ocorreu em abril, quando sete torres da usina de Itaipu em Campina da Lagoa, a 460 quilômetros de Curitiba (PR), foram derrubadas por ventos. Foram afetadas duas linhas de transmissão e alguns estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste ficaram sem luz.
1999: Mais de 60% do território nacional foi atingido pelo blecaute de março, que teve início em uma subestação de energia elétrica da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), em Bauru (SP). O problema atingiu dez estados das