Blblalal

773 palavras 4 páginas
FÍSICA EXPERIMENTAL I QUEDA LIVRE

Objetivo

Estudar o movimento de um corpo (esfera de aço) em queda livre e estimar o valor da aceleração gravitacional local, construindo gráficos.

Materiais Utilizados

01 Tripé de ferro com sapatas niveladoras;
01 Cronômetro digital simples;
01 Uma haste de alumínio com escala milimetrada;
01 Conjunto Azereb para queda livre;
01 Eletroímã;
01 Esfera de aço;
01 Chave liga-desliga;
05 Sensores fotoelétricos;
01 Saquinho para contenção da esfera.

Introdução

Dentre os diversos movimentos que podemos observar na natureza, sempre houve interesse no estudo do movimento de queda livre dos corpos próximo a superfície terrestre. Ao abandonarmos um corpo de certa altura (h) podemos notar que sua velocidade aumenta em função do tempo, a partir de uma velocidade inicial igual a zero, sendo, portanto um movimento acelerado.

Passo a Passo

Neste experimento foi verificado a validade da equação e determinado a aceleração gravitacional (g) local. Foi estabelecido percursos para esfera de aço e monitorado os tempos de queda nestes percursos. Para isso usamos a montagem experimental em anexo. Note que para marcarmos o tempo de queda das esferas, foram usados sensores fotoelétricos, os quais são responsáveis por acionar e desligar os cronômetros. A localização inicial da esfera, bem como a posição dos sensores será ajustada através de uma régua milimetrada presa na haste do aparato experimental. A monitoração do tempo de queda teve início quando o eletroímã o qual prende a esfera for desligado através da chave liga-desliga. Quando do preparo do sistema para iniciar o experimento, se algum objeto passar por um dos sensores e disparar o contador (cronômetro) antes de o experimento ter sido iniciado, abortamos a contagem apertando no botão reset.

Procedimento Ligar o conjunto e regular a tensão para que a esfera fique na iminência de cair. O experimento foi realizado inserindo a esfera antes do

Relacionados