blalbdfldf

720 palavras 3 páginas
Cerrado
Regime de Chuvas
- A média de chuvas anual fica em torno de 1.300 a 1.700 mm. Grande parte da chuva concentra-se nos meses de outubro a março (nas estações da primavera e verão). Entre maio e setembro ocorre a estação seca, período em que as chuvas são raras, podendo ocorrer estiagem. Entre os meses de julho a agosto a umidade do ar cai muito (tempo seco), podendo ficar entre 15% e 30%. Este clima seco é um problema para a vegetação do cerrado, pois favorece o surgimento de incêndios.
- Um dos fatores limitantes no Cerrado é a deficiência hídrica, que ocorre devido à má distribuição das chuvas, à intensa evapotranspiração e às características dos solos que apresentam baixa capacidade de retenção de água e alta velocidade de infiltração. O regime de precipitação da região apresenta uma oscilação uni modal com a época chuvosa concentrada no período de dezembro a março e a mais seca de junho a agosto. Esta diferença físico-climática da Região dos Cerrados tem forte influência na distribuição dos recursos hídricos.

Particularidades
- O cerrado é um dos grandes biomas do Brasil, tem varias plantas especializadas em conviver com períodos chuvosos, secas intensas e que resistem ao fogo!

Algumas espécies do cerrado: pequi, jatobá do campo, pau terra, araticum, faveiro, capitão, mangaba, bocaiuva.

A fauna também é muito rica: tamanduá bandeira, lobinho, tatu peba, tatu galinha, anta, onça parda, jaguatirica, ema, seriema, tucano, mutum, tatu canastra

Existem áreas de transição entre os biomas onde ocorrem espécies mais características de cada região.
O cerrado tem grande potencial genético tanto em sua fauna como flora. Muitos remédios e outros produtos podem ser ainda feitos com elementos do cerrado. Mas, falta muita pesquisa.
O cerrado possui solo pobre, arvores com casca grossa, galhos retorcidos, raízes profundas e em geral folhas grossas. Devido aos períodos de estiagem.
- O Cerrado cobre 25% do território nacional e é o segundo maior

Relacionados