Blah
1- Observação naturalista ou observação de campo ou observação direta
2- Testes
3- Método experimental
4- Método clínico ou estudo de casos
Pelos quatro métodos de pesquisa empregados buscam-se leis do comportamento e informações.
1- Observação naturalista ou observação de campo ou observação direta
(Três nomes para um mesmo método)
Consiste em fazer observações sobre a interação social ou investigar profundamente as percepções e atitudes recíprocas de pessoas que desempenham funções interdependentes. Proporciona uma imagem detalhada e natural das inter-relações sociais do grupo, sem qualquer intervenção do pesquisador social.
O estudo de campo é o único que possibilita observar medidas do processo social na sua ocorrência natural.
A característica marcante da compilação de dados por estudos de campo consiste em que o pesquisador deve unicamente observar e não interferir no comportamento em curso.
É considerado um bom método para o estudo de crianças, de pacientes com desajustamentos mentais e dos costumes de pessoas de culturas diferentes.
Características básicas deste método:
A- Ausência de controle B- Observação com o mínimo de interferência
C- Descrição exata e minuciosa de comportamentos
A- Observação natural de parto.
Abaixo, trecho do livro “Introdução à psicologia” (título original norte-americano: “Introduction to psychology”), EditoraMcGraw-Hill do Brasil, do ano de 1983, de Linda L. Davidoff, p. 39 e 40. “Como parte de um esforço para aprender mais a respeito das influências e conseqüências do parto, Barbara Anderson, kay Standley, Joanne Nicholson e seus colegas do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano dos Estados Unidos observam mulheres em trabalho de parto ativo, bem como seus maridos no hospital. O período de observação ocorre antes da administração de anestesia. Munidos de cronômetros, os psicólogos