Blah
Com o aquecimento da economia brasileira, o mercado de trabalho para o engenheiro mecânico está em expansão. Há perspectivas muito promissoras em áreas como construção de navios e sondas, devido à exploração do petróleo da camada do pré-sal.
Para ser um engenheiro mecânico, o candidato deve ter características como raciocínio rápido, afinidade com as Ciências Exatas, espírito de busca, liderança, capacidade de trabalho em grupo, dedicação e perseverança. Ele ainda deve ser versátil, dominar pelo menos um idioma estrangeiro e conhecer informática.
Na Unesp, os estudantes de Engenharia Mecânica desenvolvem projetos que agregam os conhecimentos adquiridos nos anos de formação com a elaboração de novas técnicas e tecnologias. Também se envolvem com estágios obrigatórios e atividades de iniciação científica e extensão universitária. Há ações de internacionalização do curso, como a realização de componentes curriculares em instituições estrangeiras. Em Guaratinguetá, por exemplo, os alunos realizam atividades na Alemanha e na França, com quem têm a possibilidade de duplo diploma.
A Universidade possui três Faculdades de Engenharia, em diferentes regiões do Estado de São Paulo. Na unidade de Bauru, os estudantes têm acesso a 13 laboratórios didáticos e 8 de pesquisa. Entre eles, o Laboratório de Experimentação em Bambu desenvolve projetos para a aplicação desse material na construção civil e outras finalidades. Já no Laboratório de Aeronaves, podem ser feitos ensaios e testes de resistência de materiais e de projetos de aerodinâmica. Com ênfase nas disciplinas profissionalizantes, o