Black of mirror
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
COMUNICAÇÃO NA WEB
JOSE DIVINO
LEANDRO ALVES DINIZ
GOIÂNIA
2014
eXistenZ é um filme de ficção que podemos definir como sendo no mínimo, um filme peculiar. Ele vem abordar o tema sobre as realidades paralelas construídas por meio da tecnologia e como isso muda nossa forma de viver e enxergar o mundo.
No filme uma famosa designer de games vai lançar seu mais novo console, convidando algumas pessoas para testar o game em primeira mão. Mas diferente do que conhecemos na nossa realidade hoje, o console usa uma biotecnologia, onde para ser jogado, deve ser acoplado diretamente ao corpo do usuário, fazendo de sua mente o ambiente para o desenvolvimento do jogo.
No decorrer do filme, os personagens principais acabam sendo perseguidos por fundamentalistas que são contra essa realidade paralela gerada pelos jogos, realidade essa que a criadora do jogo afirma ser muito mais interessante do que a vida real. Seria essa uma forma de extravasar os limites de nossa mente, sendo capazes de descobrir e viver coisas que na vida real poderiam ser inalcançáveis.
Saindo um pouco do filme e vindo para a vida real, podemos fazer uma comparação entre o dois e perceber como o nosso mundo anda cada vez mais na direção de se construir novas formas de viver, baseadas nas tecnologias que surgem constantemente. Hoje, mesmo sem o recurso da biotecnologia exposta no filme, as pessoas cansadas de suas vidas comuns, acabam procurando meios de viver algo diferente fazendo uso da tecnologia já existente atualmente já podemos ver consoles que vai passar a mesma de ideai de estar dentro dos jogos como o game pod, o projeto Morpheus da Sony que esta em fase de teste que vai ser lançado no ano de 2015 vai nos passar uma experiência parecida com game do filme.
A cada dia que passa as pessoas estão cada vez mais conectadas, vivem em uma rede onde os relacionamentos passaram a ser