Black Fish
O documentário Blackfish, relata a história de filhotes de orcas, em especial de uma chamada Tilikum, que tiveram suas vidas livres na natureza interrompidas para servirem de atração em parques famosos mundialmente.
Para entender o motivo que levou esses animais a agredirem e matarem seus treinadores, se faz necessário voltar há alguns anos e ver como tudo começou.
Sabendo que esses animais são acostumados a viverem em bandos, a nadarem quilômetros e terem vida livre, é de se imaginar que quando são impossibilitados de realizarem suas atividades normais apresentarão algum dia um comportamento totalmente diferente, evidenciando que seu grau de bem estar está baixo e abalado, ou seja, quer transmitir que não está bem e que tudo o que passou e passa está lhe causando extremo estresse.
O exemplo de Tilikum, deixa claro tudo isso. Trata-se de uma orca que foi retirada de seu habitat natural ainda muito jovem, foi levado para um cativeiro e colocado em um aquário com espaço limitado. Teve que aprender a viver com outras orcas de bando diferente do seu, sofreu agressão desses animais e muitas vezes foi castigado pelos treinadores. Aparentemente parecia um animal normal, que “gostava” de realizar os shows, fazia todos os comandos com excelência, mas não tinha nada que contribuísse para sua qualidade de vida.
Tilikum gerava muito lucro para o Parque. Além de ser uma grande atração, era um banco de sêmem que rendia muito dinheiro aos donos.
É inacreditável saber que a ambição e a ganância do homem está acima de qualquer coisa. E ver que todas as mortes causadas pelas orcas tiveram justificativas totalmente incorretas por parte do Parque.
Torna-se ainda mais triste ver o número de pessoas (leigas) que foram enganadas, achando que estavam assistindo a um espetáculo e nem imaginavam o sofrimento que tudo isso gerava naqueles animais. Eu me incluía nessas pessoas. Hoje, após esse documentário, não mais!
“Há riqueza bastante no mundo para