bla bla
Tipografia – Primeiro processo de impressão industrial. Na idade média o processo era a xilogravura. Gutenberg desenvolveu o sistema de impressão. Essa evolução ajudou a culminar no renascimento.
Tipo: peças fundidas (letras, números, caracteres especiais);
Processo em alto relevo;
Impressão direta;
Por ser metal, espalha tinta pela beirada do tipo;
Clichê: Quando não se tinha tipo pronto ou imagem. Começa-se com a arte final gerando um fotolito que desgastava uma chapa de metal. Podia ser colocado qualquer tipo de imagem.
Surgiu impressora plana (heidelberg) com a revolução industrial;
Solar do barão – oficinas de xilo, lito, metal e serigrafia.
Offset- Princípio que água e gordura não se misturam (baseado na litografia). É um processo planográfico de impressão indireta. Gazeta do povo a impressão é offset. Para conseguir a chapa offset há 15 anos precisava-se utilizar o processo convencional (processo fotográfico), já hoje se utiliza o processo digital de obtenção de matriz (CTP- computer to plate, impressora especifica para imprimir chapas de alumínio), impresso em CMYK.
Lpi – linhas por polegada, quantidade de reticulas (reticula).
Dpi – resolução, tamanho da reticula.
Para imprimir reticula tem de ser post script.
Tipos de equipamentos offset – 1 castelo (monocor), bicolor, impressoras planas - 4 cores até 8 cores. Alimenta-se com folhas;
Mais conhecido por imprimir em papel, contudo imprimi em diversos materiais como lata de aço (biscoito, chocolate, óleo, tintas). Também imprimi cartão de crédito, telefone, cd ou DVD.
Impressoras rotativas entrada feita com boninas, alta produção.
Dry offset – recebe a impressão
Impressão Digital- entrada de dados digitais, direto do computador. Impressora de produção. Pode ser utilizado dados variáveis.
Case 1 - http://www.pinterest.com/linxprint/
Case 2-http://www.digitaledgeservices.ca/images/variable_print.jpg
Case 3-http://www.pinterest.com/pin/545991154794587503/