bla bla
Os antigos feudos foram extintos e os privilégios pessoais foram eliminados através de uma reforma agrária e da reformulação da legislação do imposto territorial rural.
Entre as principais mudanças ocorridas nesse período podemos citar a criação do IENE (moeda japonesa), criação do Banco do Japão, ensino primário obrigatório, centralização do poder, fortalecimento do Estado, criação de ferrovias etc.
Em paralelo, foram criadas universidades e um gabinete parlamentar (1885). Em 1889, foi promulgada a primeira constituição, instaurando-se uma monarquia constitucional.
Surgiram então os zaibatsus, os grandes conglomerados empresariais originados dos clãs familiares, como a Mitsubishi, a Mitsui, a Sumitomo, a Yasuda, dentre outros, que passaram a dominar cada vez mais a economia japonesa, atuando praticamente em todos os setores industriais, além do comércio e das finanças. Estes logo incorporaram as indústrias menores e, inclusive, as indústrias do Estado. Com esse processo de modernização, o Japão industrializou-se rapidamente, fortalecendo a sua economia, o último
Relações Estrangeiras[editar]
Quando os estados unidos da América acabaram com a política imperialista do Japão, forçando a sua rendição, as pressões económicas. Para o Japão reemerger o seu feudalismo, teve que evitar uma colonialização que foi feita a partir do das correntes asiáticas, estabelecendo um apoio genuíno nacional e independente com vista à igualidade. Isto sucedeu com o incidente de María Luz. O Japão deu liberdade aos Chineses de um navio em 1972, depois da remoção do imperial da China lhes dar o seu