bla bla bla
Resposta:
Bom, o tema abordado no texto é a prolixidade com que os membros do judiciário praticam, a forma como e usada a língua no supremo tribunal federal, uma forma cansativa e exaustiva para o ouvinte, e com isso ate cometem um erros como o eco.
“À prolixidade nos processos, somou-se a loquacidade fora deles. O costume começou há mais de dez anos, quando ministros passaram a discorrer sobre quase qualquer assunto”
“Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário” No ponto de vista do autor essa pratica de prolixidade é desnecessária, e para maior compreensão do ouvinte deveria ter mudanças quanta a isso, como uma maior objetividade e clareza.
“será necessária tamanha verbosidade, reflexo, aliás, da extensão interminável dos autos, a versão escrita de cada processo?”
“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”
2) Leia os seguintes trechos retirados do editorial:
a) “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.” b)“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”
3) Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.
Resposta: Os dois trechos exigem do leitor o conhecimento textual para