bkjkgjfyuc

850 palavras 4 páginas
LANÇAMENTO OBLÍQUO

Experimento realizado em 14 de Maio de 2014

Objetivo
Com base no conteúdo trabalhado em sala de aula, o presente relatório busca explorar o movimento no plano através da experiência de lançamento de projéteis.
Abordagem teórica
Nesta atividade, aplicaremos as equações da cinemática para o movimento de uma esfera maciça lançada como um projétil. Toda a fundamentação teórica será consultada no livro de mecânica clássica no capítulo sobre movimento num plano. Fazendo um resumo do conteúdo do presente relatório, temos:
O móvel se deslocará para frente em uma trajetória que vai até uma altura máxima e depois volta a descer, formando uma trajetória parabólica.

Para estudar este movimento, deve-se considerar o movimento oblíquo como sendo o resultante entre o movimento vertical (y) e o movimento horizontal (x).
Na direção vertical o corpo realiza um Movimento Uniformemente Variado, com velocidade inicial igual a e aceleração da gravidade (g)
Na direção horizontal o corpo realiza um movimento uniforme com velocidade igual a .
Algumas observações:

Durante a subida a velocidade vertical diminui, chega a um ponto (altura máxima) onde , e desce aumentando a velocidade.
 O alcance máximo é a distância entre o ponto do lançamento e o ponto da queda do corpo, ou seja, onde y=0.
 A velocidade instantânea é dada pela soma vetorial das velocidades horizontal e vertical, ou seja, . O vetor velocidade é tangente à trajetória em cada momento.
Fórmulas usadas:
1ª - Cos ângulo= Vox / Vo
2ª - sen ângulo= Voy /Vo
Portanto: Vox= Vo. cos ângulo e Voy= Vo. sen ângulo
3ª- t(subida) = t (descida)=Vo.sen ângulo / g
4ª- h (máx)= (Vo.sen ângulo) ao quadrado/ 2g
5ª- D= Vo ao quadrado. sen de 2.ângulo/g
6ª- D(máx) = Vo (ao quadrado)/g

Material utilizado:

Um (1) dissipador com rampa de lançamento articulava, painel estrutural, escala em graus, rampa de lançamentos, dissipador,

Relacionados