Bizâncio visto do Oriente: questões baseadas no texto de Michel Balard
TRABALHO SOBRE O IMPÉRIO BIZANTINO
Baseado no texto de Michel Balard, Bizâncio Visto do Oriente
Michel Balard, no texto "Bizâncio visto do Ocidente", afirma que a forma como os homens do Ocidente Medieval viam o Império Bizantino oscilou ao longo do tempo, devido às relações e aos interesses políticos, econômicos e religiosos. Com base no texto, responda:
1) Explique os motivos pelos quais, até o séc. VIII, Bizâncio desfrutava de grande prestígio no Ocidente.
O império bizantino ou Império Romano do Oriente, conseguiu existir por 11 séculos, mesmo após a queda do Império Romano do Ocidente, apesar da constantes tentativas de invasões.
Manteve riqueza de recursos e cultural. E influência sobre demais regiões. Além de deter o poder politico, o Império Bizantino também detém o poder religioso, onde o papado e os bispos do ocidente reconhecem a posição eminente de um imperador que preside os concílios ecumênicos e tranforma seus cânones em leis do Império.
2) Identifique os fatores que levaram a uma certa desconfiança e incompreensão por parte dos homens do Ocidente Medieval em relação ao Império Bizantino.
Vários foram os fatores políticos e religiosos, dentre eles;
Do ponto de vista político: A intervenção Carolígia na Itália; após a queda de Ravena, o papa Estevão ll não obteve apoio do Imperador Constantino V, que pedia contra os lombardos. Ele volta-se a Pepino, o Breve, que oferece ao papado o reconquistado exacardo de Ravena. Bizâncio considera-se traído e rompe com o papado.
A “doação de Constantino”. Documento falsificado que foi amplamente usado na idade média, onde supostamente Constantino, na ocasião onde fundou Constantinopla, teria “doado” ao papa Silvestre , todo o poder sobre Roma e Itália. E dessa forma excluir os bizantinos da península e estabelecer ao papa direitos a sua sucessão, fazendo do pontífice o receptor das insígnias imperiais, praticamente identificando-o com o imperador. Outro motivo de discórdia, foi