bizantina
Musica (Tópico)
- Na musica pode -se afirma que há um grande número de formas melódicas, divididas em oito modos . Costumava-se cantar, em ciclos de oito semanas, um repertório de hinos em todos os modos, um para cada semana.
- Os sinais indicavam a ascensão ou descenso da melodia, fixavam as nuanças rítmicas e mostravam quais sons deviam ser acentuados, prolongados ou abreviados.
- Entre os séculos XIII e XIV, foi aperfeiçoada a notação dos intervalos e grupos de notas.
- Por música bizantina entende-se a música oriunda dos antigos contornos do império bizantino, composta de acordo com o clássico sistema modal de origem grega, seja ela cerimonial, festiva ou eclesiástica. Fonte: http://emdiv.com.br/arte/enciclopediadaarte/1134-arte-bizantina.html#
Musica (Texto) Música bizantina foi a música praticada durante o Império Bizantino, com propósitos fundamentalmente cerimoniais, festivos ou religiosos. Os motivos eclesiásticos e a generalidade dos programas musicais são muito semelhantes aos da Música da Grécia Antiga. Entre os gêneros de musica da Antiguidade, é aquele do qual se conhecem com maior presição as formas de interpretação e os vários autores. Há um grande número de formas melódicas, divididas em oito modos (Echos). Costumava-se cantar, em ciclos de oito semanas, um repertório de hinos em todos os modos, um para cada semana.
Nos primeiros manuscritos musicais (século IX), a notação guiava os cantores de forma aproximada. Os sinais indicavam a ascensão ou descenso da melodia, fixavam as nuanças rítmicas e mostravam quais sons deviam ser acentuados, prolongados ou abreviados. Com a introdução de novos hinos, no século XI, alguns sinais foram acrescentados ou passaram a ser interpretados de maneira diferente. Entre os séculos XIII e XIV, foi aperfeiçoada a notação dos intervalos e grupos de notas.
Fonte: