Bipolaridade tipo ii
Caracterização Geral
A Pertubação Bipolar II (PB II), possui como característica principal a ocorrência de um ou mais episódios Depressivos Major, ocorrendo de igual forma pelo menos por um Episódio Hipomaníaco. A presença de um Episódio Maníaco ou Misto coloca de parte o diagnóstico de PB II, devendo os Episódios de Perturbação do Humor Induzida por Substância e Perturbação do Humor Devida a Um Estado Físico Geral ser excluídos para este mesmo diagnóstico. Além disso, tal como na PB I, os episódios não devem ser melhor explicados por uma Perturbação Esquizoafectiva, e não se sobrepõem à Esquizofrenia, Perturbação Esquizofreniforme, Perturbação Delirante ou Perturbação Psicótica Sem Outra Especificação. Os sintomas tendem a causar um mal-estar clinicamente significativo ou deficiência no funcionamento social, ocupacional ou numa outra área de interesse. Em certos casos, os Episódios Hipomaníacos não são os causadores de deficiência, sendo que esta resulta dos Episódios Depressivos Major ou do padrão crónico e imprevisível dos episódios de humor, assim como do funcionamento instável a nível interpessoal ou ocupacional. Refira-se que a informação fornecida por outras pessoas é muito importante para o estabelecimento deste diagnóstico, pois, normalmente, estes indivíduos quando se encontram num Episódio Depressivo Major não se recordam dos períodos de hipomania.
Características específicas e Perturbações associadas
Como perturbações mentais associadas podem apontar-se a Dependência ou Abuso de Substâncias, Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Perturbação por Hiperactividade/Défice da Atenção, Perturbação de Pânico, Fobia Social e Perturbação Estado-Limite da Personalidade.
O suicídio nos sujeitos com PB II, apresenta-se como sendo um risco significativo (10 a 15%), frequentemente durante os Episódios Depressivos Major. Tal como na PB I, podem surgir como problemas associados, mau aproveitamento escolar, mau desempenho profissional ou