Bioética,afinal o que é isso?
Rev Bras Clin Med. São Paulo, 2012 set-out;10(5):431-9
Bioética: afinal, o que é isto?*
Bioethics: after all, what is this?
Luís Claudio de Souza Motta1, Selma Vaz Vidal2, Rodrigo Siqueira-Batista3
*Recebido do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ), do Curso de Graduação em Medicina e do Curso de Graduação em Fisioterapia do UNIFESO e do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV. Rio de Janeiro, RJ, Teresópolis, RJ, e Viçosa, MG, respectivamente.
• Este artigo é parte da dissertação de L. C. S. Motta, a qual se refere ao projeto de pesquisa Bioética na formação do profissional de saúde: construindo discursos e práxis no espaço-tempo da Estratégia Saúde da Família, subsidiado pelo CNPq e pela FUNARBE.
RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A Bioética tem se estruturado como discurso em resposta às novas questões éticas levantadas pelas ciências da saúde e da vida – mormente aquelas relativas ao desenvolvimento tecnocientífico dos últimos 100 anos –, permitindo a reflexão sobre valores e conceitos – por exemplo, vida, finitude e sofrimento. Com base nessas breves considerações, o objetivo deste artigo – um ensaio crítico-reflexivo – é apresentar uma contextualização teórica sobre a Bioética, enfocando suas origens e seus principais problemas.
CONTÉUDO: A ponderação sobre temas atinentes à Bioética remete a algumas das questões mais candentes da atualidade: o aborto, a eutanásia e os problemas morais atinentes ao início e ao fim da vida; a (bio)ética em pesquisa, envolvendo seres humanos e/ou animais, a bioética nas questões relativas à saúde pública, destacando-se suas interfaces com a Estratégia Saúde da Família e os atuais debates sobre a alocação de recursos, bem como a bioética e as questões referentes à preocupação com o meio ambiente e sua preservação.
CONCLUSÃO: Em decorrência de sua amplitude e da natureza crítica das reflexões