Biotecnologia na produção de substâncias terapêuticas
Antibiótico
Esteróides
Vitaminas
Proteínas
Antibiótico – droga com capacidade de interagir com microrganismos mono ou pluricelulares que causam infecções no organismo. Microrganismo utilizado (ex.): Penicillium (F) Aspergillus (F) Características: devem ser activos frente ás bactérias patogénicas; não devem produzir reacções indesejáveis, ou seja, devem ser relativamente atóxico para fagócitos, células, tecidos e órgãos do corpo; não devem hemolisar o sangue; não devem precipitar as proteínas do soro; devem ser solúvel em água ou soro fisiológico; devem ser relativamente estável.
Anti-inflamatórios (cortisona e hidrocortisona); Contraceptivos (estrogénio e progesterona); Anabolizantes – para reposição clínica dos níveis de testoterona ou uso ilícito como doping. Microrganismo utilizado (ex.): Rhizopus (F) Arthrobacter (B) Corynebacterium (B)
As vitaminas são utilizadas como suplementos alimentares. Tipos de Vitaminas: LIPOSSOLÚVEIS A, D, E e K HIDROSSOLÚVEIS C e Complexo B A maioria é obtida por síntese química, outras, como a B12 (cobalamina) e a B2 (riboflavina), são obtidas por bioconversão. Microrganismo utilizado (ex.): Propionibacterium (B) Escherichia (B) Pseudomonas (B)
Proteínas Factores de coagulação do sangue Factores de crescimento de colónias celulares Factor de crescimento da epiderme Derivados de plaquetas Hormona de crescimento humano Insulina Anticorpos monoclonais
Aplicações Tratamento da hemofilia e de outras doenças que afectam a coagulação do sangue Tratamento de cancro como coadjuvante de quimioterapia Tratamento