bioteca e legislacao na radiologia
10001 palavras
41 páginas
DISCIPLINA: BIOÉTICA E LEGISLAÇÃO EM RADIOLOGIAORGANIZADOR
Gustavo Gomes Agripino
SOCIEDADE
O homem é um ser social, pois vive em sociedade.
É o conjunto de pessoas que vivem em determinada faixa de tempo e de espaço – seguindo normas comuns – e que são unidas pelo sentimento de consciência do grupo.
Como vivemos em sociedade, encontramos regras, leis e normas que regulam as relações entre os homens.
Elas são necessárias porque a sociabilidade humana – a convivência dos homens em sociedade – precisa acontecer dentro de uma certa ordem.
A ordem humana é artificial. Ele tem que inventa-la construí-la e reconstruí-la, dar-lhe uma forma satisfatória ao atendimento de suas necessidades e aspirações, que mudam ao longo da história.
ORDEM HUMANA
Entende-se o conjunto de normas, regras, leis, os valores, os modos de relacionamento – seja no trabalho, na família ou entre amigos.
Depois de inventada uma certa ordem reconhecida como justa e verdadeira para uma determinada época, são os homens que julgam seus próprios comportamentos – e o do outro, avaliam se estão de acordo ou contra o que está estabelecido.
Este julgamento se dá em diferentes esferas. Uma das esferas de julgamento humano é a das leis jurídicas, de caráter objetivo ou positivo, porque a cada perturbação da ordem fazem corresponder, concretamente, uma sanção ou punição. Ex: Homicídio – comportamento que causa repulsa e indignação; corresponde uma punição, objetivamente determinada pela legislação (no campo do Direito).
Uma outra esfera de julgamento do comportamento humano é de ordem subjetiva. Nesse caso, é o sujeito individual, sua consciência moral que atribui valores aos atos humanos, pronunciando-se sobre a correção ou a incorreção da atitude tomada em determinada situação.
CONSCIÊNCIA MORAL
É a capacidade interna que o indivíduo tem de reagir ao certo e ao errado, a capacidade de distinguir entre o bem e o mal. Ex.: Mentira – trata-se se um comportamento também considerado