BIOSSEGURANÇA
Símbolos de riscos biológicos e obrigações.
Introdução
O ambiente hospitalar está sujeitos a vários tipos de riscos, tais eles como os biológicos, químicos, ergonômicos e os acidentes.
Para mostrar para a população os tipos de riscos que ela pode estar correndo naquele local, foi elaborado um padrão cujo, será mostrado alguns símbolos a seguir.
Simbolos de Riscos
Possibilidade de choque elétrico: o local marcado com este aviso é perigoso por conter eletricidade exposta, se não tomar cuidado o choque elétrico pode ser inevitável.
Risco biológico: Este símbolo representa o cuidado com a natureza, indica que o produto em questão é prejudicial ao meio ambiente. A partir da conscientização, cabe a nós a tarefa de respeitar ou não a fauna e a flora. O correto é não descartar produtos que contenham este símbolo no ralo da pia, reserve um frasco coletor específico para os dejetos e entregue aos responsáveis pelo descarte.
Símbolo da radioatividade: identificam os produtos químicos radioativos, estes são perigosos em contato com a pele, para manuseá-los é preciso um intenso cuidado (luvas e macacão de segurança).
Símbolo dos Alimentos Transgênicos: identifica os alimentos geneticamente modificados. Trata-se de um alimento criado artificialmente em laboratório.
Símbolo que representa supercicies quentes podendo causar queimaduras, não tocar.
Símbolo para identificação de equipamentos certificados para uso em atmosferas explosivas.
Símbolo de Reparo: revisão, recuperação e modificação de equipamentos elétricos.
Símbolo que representa um sinal de alerta de segurança.
Símbolos de Obrigações
Uso obrigatório de luvas: Quando for trabalhar com produtos corrosivos, como ácidos, por exemplo, o uso de luvas passa a ser obrigatório. Esse equipamento de segurança ainda protege suas mãos do contato com objetos quentes e vidros quebrados.
Tipos de Luvas:
Para trabalho de solda: São usadas geralmente luvas de raspa de couro, para nos