BIOSSEGURANÇA
Neste trabalho, discutirei e comentarei todos os aspectos da NR-32 que são pertinentes ao âmbito profissional farmacêutico, e apresentar uma conclusão a respeito da importância da NR-32 em relação à profissão farmacêutica. O que é o âmbito farmacêutico?
Âmbito farmacêutico são áreas em que o próprio farmacêutico pode desenvolver-se.
Citarei ao longo do trabalho, normas em algumas áreas atuada pelo farmacêutico.
NR-32
O que é?
É uma Norma Regulamentadora que estabelece diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e saúde dos trabalhadores dos próprios serviços da saúde.
A norma foi criada para minimizar riscos e proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável, prevenindo a saúde dos trabalhadores ligados à área. Ela trata de riscos biológicos e químicos, radiações ionizantes, resíduos (descarte), conforto, lavanderia, limpeza, conservação do ambiente e capacitação profissional. Também cuida de orientar os profissionais sobre os riscos diários e prevenção de acidentes, através da capacitação inicial, contínua e sempre que houver mudança do local de trabalho.
Aspectos Pertinentes da NR-32 pertinente ao âmbito farmacêutico.
32.1 Do objetivo e campo de aplicação
O item acima, em geral, dá explicações sobre a NR-32.
32.2 Dos Riscos Biológicos
Muitas indústrias farmacêuticas, trabalham com agentes biológicos, realizam testes em seus próprios trabalhadores, de acordo com o risco do mesmo agente.
Os agentes biológicos são classificados em:
Classe de risco 1: baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.
Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
Classe de risco 3: risco individual elevado para o trabalhador e com