biossegurança
BIOSSEGURANÇA
Objetivo da aula:
BIOSSEGURANÇA
Discutir a importância da biossegurança no dia-a-dia de quem trabalha com medicamentos e atendendo pacientes, o que envolve a prevenção de acidentes com materiais biológicos, o uso de equipamentos de proteção individual, instruções para o reparo adequado de um ferimento e a coleta adequada do lixo. Conceitos e Importância
BIOSSEGURANÇA
BIOSSEGURANÇA
O que é ?
“É o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos” (Comissão de Biossegurança – FIOCRUZ).
PROTEÇÃO NO DIA-A-DIA
PROTEÇÃO NO DIA-A-DIA
Durante o desenvolvimento do trabalho na área da saúde, tanto no atendimento direto ao paciente ou nas atividades de apoio, entramos em contato com material biológico (sangue, secreções e excreções tipo vômito, urina, fezes, sêmen, leite materno, escarro, saliva e outros fluidos corporais).
Garantir boas condições de trabalho, sem riscos e numa perspectiva de prevenção, é responsabilidade de todos - e no caso dos profissionais que trabalham cotidianamente com medicamentos, isso se torna essencial para evitar contaminações e afastar riscos de infecções. Falaremos agora sobre a biossegurança em organizações que trabalham com saúde, o que inclui também as farmácias.
Esses materiais biológicos podem estar alojando microrganismos; por isso consideramos esses fluidos de pacientes, ou os equipamentos e ambiente que tiveram contato com eles, como potencialmente contaminados por germes transmissíveis de doenças. Por não sabermos se os germes estão ou não presentes nesses equipamentos, vamos sempre considerá-los contaminados. Dessa forma, na nossa rotina de trabalho sempre