Biossegurança
Com base nas informações recebidas até o momento, avalie o ambiente que você utiliza nas suas atividades acadêmicas (FCE ou FS) quanto aos seguintes aspectos:
1) Você recebeu instruções adequadas quanto à biossegurança e à bioproteção para a correta utilização dos laboratórios em suas aulas práticas?
Sim, as instruções dadas pelo ministrante da aula são úteis e bem claras, evidenciando técnicas de procedimentos os quais são muito importantes para a rotina de um laboratório. O fundamento básico da biossegurança é assegurar os avanços dos processos tecnológicos e proteger a saúde humana, animal e meio ambiente. O trabalho laboratorial executado de forma adequada e bem planejada previne a exposição indevida a agentes considerados de risco à saúde e sem dúvidas evita acidentes. As práticas de biossegurança/bioproteção baseiam-se na necessidade de proteção ao operador, seus auxiliares e a comunidade local contra riscos que podem prejudicar a saúde, assim como proteger o local de trabalho, os instrumentos de manipulação e o meio ambiente.
2) Quanto a epidemias (por exemplo, gripes), os ambientes comuns oferecem segurança? Visto que, ambientes comuns são isentos de qualquer tipo de assepsia, é muito comum que esse locais não ofereçam segurança. Devido também ao fato de aglomerados de pessoas infectadas estarem passando todos os dias nesses ambientes aumentando o risco de contágio de outras pessoas.
3) O que você pode fazer para contribuir para evitar a propagação de organismos patogênicos nos ambientes que você frequenta, de forma a evitar que você e os outros usuários se contaminem? As práticas seguras para contribuir afim de evitar a propagação de organismos são um conjunto de procedimentos que visam reduzir a exposição das pessoas a riscos no ambiente. Essas práticas correspondem a uma boa assepsia como por exemplo a higienização das mãos que deve ser feita com frequência durante o dia, entre