BIOSSEGURANÇA
BIOSSEGURANÇA
Biossegurança é conjunto de procedimentos que tem por objetivo evitar e controlar os riscos oferecidos em praticas de pesquisas, produção, ensino dentre outras atividades que venham a comprometer a saúde e a segurança do trabalhador.
Tendo em vista que o laboratório é um ambiente extremamente propicio a situações de risco devido ao convívio de equipamentos, reagentes, pessoas, soluções, microorganismos entre outros, devemos ressaltar que é de extrema importância que todas as normas de biossegurança sejam rigidamente obedecidas para que não ocorram acidentes e para que os resultados obtidos sejam confiáveis, favorecendo dessa maneira a credibilidade do local.
-Normas de biossegurança
• Uso de equipamentos de proteção individual (EPI)
ÓCULOS: devem ser usados para todas as áreas de atividades de risco, como manipulação de produtos biológicos potencialmente contaminados, produtos químicos, além daquelas que portam risco de radiação e/ ou iluminação (uso de óculos especiais em presença de lâmpada U.V.).
MÁSCARAS: devem ser usadas sempre que manipuladas substâncias químicas com alto teor de evaporação (além de serem manipuladas em capelas de exaustão) e em áreas de alta contaminação com produtos biológicos. As máscaras podem e devem ser usadas também no sentido de não contaminarmos o ambiente (isolamento reverso, centro cirúrgico, etc.).
LUVAS: obrigatórias na manipulação de qualquer material biológico e com determinados produtos químicos.
UNIFORMES: obrigatoriamente protegido com avental de mangas longas, fechado na frente e longo (abaixo dos joelhos). Não devendo ser usado em áreas públicas como: bares, lanchonetes, banco, etc.
SAPATOS: exclusivamente fechados. Não deve ser permitido o uso de sandálias dentro de áreas hospitalar e laboratorial.
• Orientações - CABELOS: permanecer totalmente presos. Em áreas de