biossegurança
A cada dia cresce mais o mercado da beleza, homens e mulheres cada vez mais vaidosos e preocupados com seu bem estar.
Antigamente os homens iam ao cabeleireiro apenas para cortar cabelo e barba, hoje estão mais cuidadosos com a pele, cabelo, unhas e até mesmo com o corpo.
O objetivo dessa pesquisa é conhecer melhor os produtos químicos ou não a serem utilizados pelos profissionais da beleza.
DESENVOLVIMENTO
Em uma entrevista com a profissional cabeleireira, Jessica Everlin de Oliveira, proprietária do salão de beleza Art. Design, situado no Município de Tangará da Serra.
Foram questionados quais os tipos de produtos utilizados no salão e quais suas funções.
Ela relatou os seguintes: Shampoo, para lavagem dos fios e higienização do couro cabeludo, em outros casos Shampoo ant resíduos para dilatação das cutículas em um processo químico e ou tratamentos dos mesmos.
Condicionadores para selamento de cutícula.
Mascara de hidratação profissional, para hidratação profunda.
Oxigenada (ox), ação oxidante que junto ao pó descolorante é responsável pela retirada da cor (natural ou artificial), age na cutícula e córtex dos fios.
Creme relaxante age na cutícula dos fios mudando a estrutura dos cabelos, exemplo guanidina, amônia, trigocolato, etc. Para realização de escovas definitivas e relaxamento.
Queratina. Segundo a profissional esse produto não deve faltar nos salões, pois é responsável para devolver a água e a elasticidade dos fios, sendo eles danificados com produtos químicos.
Tintas para tingir os cabelos brancos ou virgens, sendo que se o tom do cabelo estiver mais escuro teríamos que usar o pó descolorante com ox para decapagem. Porque a tinta não tem o poder de clarear outra tinta. Existem tinturas sem amônia, ideal para quem tem químicas no cabelo. (ex: guanidina não é compatível com amônia).
É muito importante ter experiências na hora da análise de um cabelo, deve-se fazer sempre o teste de mecha: separar