Biossegurança
Biossegurança é um conjunto de procedimentos, técnicas, metodologias, e equipamentos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
TIPOS DE RISCO:
1. Riscos de Acidentes
2. Riscos Ergonômicos
3. Riscos Físicos
4. Riscos Químicos
5. Riscos Biológicos
Os agentes de risco biológico podem ser distribuídos em cinco classes de 1 a 5 por ordem crescente de risco, classificados segundo os seguintes critérios:
* GRUPO DE RISCO 1
# Microorganismos que têm probabilidade nula ou baixa de provocar doenças para o homem e que não constituem risco para o meio ambiente.
Ex. Lactobacillus
GRUPO DE RISCO 2
# Organismos patogênicos, porém geralmente não apresentam um perigo sério para os indivíduos. Pode provocar infecções graves, porém já se conhecem medidas profiláticas adequadas com risco de propagação limitadas ou reduzidas.
Ex. Leptospira
* GRUPO DE RISCO 3
# Organismos patogênicos que costumam provocar doenças graves, propagada de um hospedeiro infectado ao outro. Existem medidas profiláticas e de tratamento bem estabelecidas.
Ex. Bacillus anthracis, HIV, M.tuberculosis
* GRUPO DE RISCO 4
# Agentes infecciosos patogênicos que geralmente causam doenças graves, sendo facilmente transmitidas e na maioria dos casos não se conhece tratamento eficaz e as medidas profiláticas não estão bem estabelecidas.
Ex. Vírus Ébola
* GRUPO DE RISCO 5
Riscos: alto risco de causar doença animal grave e de disseminação no meio ambiente
# Agentes de doença animal e que embora não sejam patógenos de importância para o homem, podem gerar grandes perdas econômicas e na produção de alimentos.
Ex. Vírus da Gripe Aviária e Vírus da Febre Aftosa (Gado bovino)
Por isso precisão de cuidados especiais e controles