Biossegurança resumo matéria
Disciplina Biossegurança
Atividade: Acidentes no setor de Radiologia – reportagem, resumo.
Mortes após exame de Ressonância Magnética no Hospital Vera Cruz de Campinas. Laudo aponta falha humana como a causa das mortes.
No dia 28 de Janeiro de 2013 ocorreram as mortes de três pacientes do Hospital Vera Cruz após o exame de Ressonância Magnética no crânio com uso de soro e contraste. Os pacientes: Mayra Cristina Augusto Monteiro 25 anos, Manuel Pereira de Souza de 39 anos e Pedro José Ribeiro Porto Filho 36 sofreram parada cardiorrespiratória. A moça chegou a ir trabalhar, mas passou mal depois e voltou ao hospital, onde veio a falecer. Na noite de segunda-feira a Vigilância em saúde interditou o setor. Na linha de investigação estão: o material usado para o exame de contraste e o soro usado nos pacientes, assim como os equipamentos de Ressonância. Também serão averiguados se houve falha humana no procedimento. Por determinação do prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), a Secretaria Municipal de Saúde ordenou preventivamente a suspensão temporária de exames feitos com contraste em todos os hospitais e clínicas. A Secretaria do estado mandou uma equipe em farmacovigilância e radiação ionizante para auxiliar nas investigações. O presidente do Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia de Campinas e Região, Pedro Marquese, afirmou que os equipamentos de ressonância são seguros e a calibragem do volume de contraste a ser injetado durante o exame é feita pela máquina, com poucas chances de erro. “As causas dessas mortes são verdadeiras interrogações”, disse o presidente do sindicato. / R.B. CONTER (Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia) em nota, lamenta a morte dos três pacientes e aguarda a apuração dos fatos.
No fim da tarde de quarta feira dia 24/03/2013, a Polícia Civil de Campinas/SP Confirmou que as três mortes foram causadas por falha humana. Depois de quase três meses de investigações, A polícia