biosegurança
“A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção , proteção do trabalhador minimização dos riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços visando a saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados” (TEIXEIRA &VALLE, 1996).
Uma outra definição, baseada na cultura da engenharia de segurança e da medicina do trabalho é encontrada em Costa (1996), onde aparece “conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, medicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes em ambientes biotecnológicos”. Está centrada na prevenção de acidentes em ambientes ocupacionais.
“Os procedimentos adotados para evitar os riscos das atividades da biologia”. Embora seja uma definição vaga, subentende-se que estejam incluídas a biologia clássica e a biologia do DNA recombinante. Estas definições mostram que a biossegurança envolve as seguintes relações: Tecnologia – risco – homem agente biológico – risco – homem tecnologia – risco – sociedade biodiversidade – risco – economia. Vidraria utilizada em laboratório e a importância de conhecer suas utilidades e como manusear.
(FONTES, E; VARELLA, M.D.; ASSAD, A.L.D; 1998).
2. METODOLOGIA
A aula foi realizada no laboratório do Centro Universitário Maurício de Nassau, exposta para os alunos do curso de medicina Veterinária do terceiro período, sobre a orientação da Profª Maria Clara Pestana Calsa, apresentou em detalhes e conhecimento cientifico todos os equipamentos, vidraria, instrumentos e outros materiais que são frequentemente utilizados em um laboratório de microbiologia.
Inicialmente todos os alunos poderam visualizar todo o material de estudo como vidrarias, instrumentos e equipamentos, que foram colocados dispostos lado a lado sobre uma mesa enumerados de forma sequencial de 1 a 25 sem os seus respectivos